domingo, 23 de dezembro de 2007

Papai Noel e Jesus Cristo - I








Dizem por ae que um certo dia uma criança viu dois ícones natalinos travando um diálogo: Papai Noel (Santa Clauss) e Jesus Cristo. A criança assistiu aquilo bestializada, já que nunca pensara que poderia presenciar tal cena. Debate antológico, histórico e certamente marcante para a criançinha e para toda a humanidade. Reproduzo as falas, mais ou menos como certo Hitlodeu me contou:

Papi Noel: Ola, por um acaso o senhor nasceu no dia 25 de dezembro?




Jesus Cristo: Certamente, caro velhinho. Do dia 24 para o 25, numa manjedoura, em Belém. Não aquela do Brasil, mas perto de Jerusalém.




PN: Ahhh entendi, senhor Jesus. É esse o teu nome nao é? Pois então. Nós nascemos quase juntos. Na verdade não sei se nasci nesse dia. Mas enfim, isso pouco importa, pois já estou muito velho para pensar nisso. O que importa é que todos os anos as pessoas falam de nós dois essa época não é? E por falar nisso, qual seria o ano de seu nascimento?




JC: O senhor anda muito desinformado senhor papai. Espera. Papai não, pois meu pai é Deus. O senhor tem mais cara de avô. Mas o senhor não pode ser pai do meu pai né? Esquisito isso. Enfim. Acho que eu nasci no dia 25, cedinho, do ano zero. Zero? É. Tudo começou quando eu nasci.


PN (um pouco irritado): Peraí. Tudo começou quando você nasceu, jovem Cristo? Você está um pouco megalomaníaco, não? Eu sou mais velho que você, logo, nasci antes. Devo ter visto o seu nascimento... Ano Zero... Não me lembro.. AC ou DC? não.. Você é Cristo, em deve ser no século C? Será? Não me lembro, como já te disse, minha memória anda muito ruim. Só me lembro das criançinhas e dos presentes... São muitos...


JC: Como assim? Logicamente sou mais velho que você, pois esse ano completo 2007 anos. Um pouco demais, talvez, mas só uma parte deles vivida na Terra. Outra parte foi na vida eterna. Por falar nisso, o que que as crianças e o natal têm a ver? Natal não é a comemoração do MEU nascimento? MEU aniversário? MINHA vinda ao mundo para salvar todos os homens de seus pecados??? Hein velhinho barbudo (em tom de ironia)?


PN (um pouco mais bravo): Você, senhor cabeludo e barbudo (nova ironia), está sendo um pouquinho egocênctrico. Não foi você que veio ao mundo pregar solidariedade e igualdade, fraternidade? (Pensativo). Será que você é comunista? Ahhhhh Não. É religioso né? (Rsrsrs) Desculpe-me a brincadeira... É que sou um velhinho muito animado essa época do ano. conhece o espírito natalino?




....




Nenhum comentário: