terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Quartos modernos


Qual a utilidade de um quarto? Teoricamente, serviria somente para dormir e nada mais. Uma cama, um travesseiro, talvez um armario para guardar as roupas, e pronto, temos um quarto ideal. Mas os quartos hoje em dia tem acompanhado o ritmo consumista e veloz da sociedade. Um problema da modernidade, creio eu. Criamos em nossos quartos ilhas dentro de nossas próprias casas. Ilhas onde nos tornamos sós e isolados da convivência do resto da casa. Vejamos um exemplo, de uma quarto de um rapaz de classe média. Em seu quarto, para começar, além de uma cama de casal, há um puff. Ótima opção para relaxar e estudar. Por falar em estudos, nesse quarto há também livros por todos os lados. Cultura nunca é demais. Não bastassem os livros há também uma mesa, com muitos papéis mais ou menos espalhados, mais ou menos organizados. Nessa mesa há também um computador, para que ele possa expressar suas idéias, se divertir comunicar (inclusive com outros habitantes da casa através dele). Tudo isso poderia facilmente coexistir em um escritório, mas esse parece não existir mais, pois se os quartos podem conter tudo em si, qual a necessidade do escritório?

Continuemos... De frente para a cama há mais um móvel onde guarda suas bugingangas... Em cima do móvel, como não poderia faltar, a mais (in)útil invenção da modernidade: uma TV! TV essa que passará a ser ligada, não via gato, a um cabo que lhe oferecerá centenas de canais e mais de umas 400 horas de informação diferente por dia. Muita informação para a única pessoa que habita esse quarto e tem outros afazeres durante o dia, não? Ligado à TV há um DVD. Filmes e Musicais são altamente apreciados pela pessoa, e não bastando os quase 20, ou mais, canais de filmes da TV a cabo, ele utiliza também o DVD para enriquecer sua cultura. Cultura, nunca é demais, vale lembrar. Ahh por falar em vultura, logo à frente da TV, entre o móvel e a cama, há dois violões. Dois?!?!?! Sim, um Di Giorgio de nylon e um Crafter de aço. Ah, essas cordas de aço... Pois então, nas horas de inspiração ele aproveita para exercitar seu lado musical... E por falar em música, como não poderia faltar, há um som no quarto, ligado ao PC. Som que tem tocador de vinil (claro, ele coleciona vinis), toca-fitas e toca-CD que não funciona. Quatro caixas ligadas a ele para não faltar volume. Para os dias quentes, um ventilador, fica logo ao lado do som.

Poxa, será que ainda resta espaço para um pessoa nesse quarto que deve medir 3m x 3m?

Há ainda um video-game portátil, para quando todas as outras coisas do quarto não satisfizerem suas necessidades.

Será que realmente ele precisa de todas essas coisas?

E a sala de TV, a Sala de Estar de sua casa? Como ele consegue ainda encontrar com as pessoas com tantas coisas em seu quarto? Será que ele realmente usufrui de todas elas?

Seria ele mais feliz com menos coisas no quarto?

Se acoplássemos um banheiro e um fogaozinho no quarto, ele seria auto-suficiente.

Finalmente, o habitante seria poucpado da terrível convivência diária (ponto de ironia!)

Consequências da vida moderna...

Adaptemo-nos, ou desapareçamos...

Nenhum comentário: