quarta-feira, 28 de maio de 2008

Indiana Jones está de volta

Sim, sim caros amigos. Ele voltou. Velhote, mas voltou. Num filme em que a história da américa latina é misturada com a aventura e os famosos clichês hollywoodianos. O filme tem uma trama interessante, que não posso detalhar aqui, mas digo que vale duas horas de diversão. Para os que estão à toa e gostam de fimes do gênero, vale a pena. Me interessei mais pelos retoques de cultura latino-americana do que pelo filme em si, cujo final é desastroso. Mas os filmes de Hollywood são assim mesmo e quem vai os ver já imagina o que se passará no final. Indiana Jones era meu herói de criança, eu era louco para ter uma bota que parasse trens, mas hoje ele me desiludiu um pouco. Mas ainda está no panteão de meus heróis, já que é professor e arqueólogo, algo difícil nos países de terceiro mundo na era da globalização. Ele pode ser visto como um herói dos pobres universitários que tentam ingressar na carreira acadêmica. Uma visão alternativa de um herói do capitalismo e dos blockbusters imperialistas estadunidenses.

Nenhum comentário: